Elaboração de OS - Ordem de Serviço

A Ordem de Serviço é importante tanto para a empresa, que registra todas as atividades para fins de contabilidade, quanto para o colaborador, que pode fazer consultas sobre o pedido. Ela também estabelece os procedimentos internos da empresa.

Geralmente, a Ordem de Serviço é emitida pelo gestor do departamento, gerente ou diretor, que deseja o serviço em questão. Nela estão descritos o tempo de duração do serviço e quais os materiais que deverão ser utilizados para a sua realização, facilitando assim, o cálculo do preço da mão-de-obra e do serviço.

Além disso, a Ordem de Serviço também deve garantir as boas condições da SST (Saúde e Segurança no Trabalho) e os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), que são de uso obrigatório.

Ela reúne as informações passadas pelo cliente para que o técnico saiba o que deve fazer. Depois disso, são adicionadas as informações do parecer do técnico, com os materiais, peças e processos que serão necessários para realização do serviço.

O documento não serve apenas para autorizar a realização de um serviço na empresa, ou para indicar o que deve ser feito em relação à demanda que o cliente apresentou. A partir das descrições especificadas em uma Ordem de Serviço, é possível que o gestor possa calcular os materiais que serão utilizados, bem como o tipo e a quantidade de mão de obra necessária para executar o serviço com sucesso, dentro do prazo estipulado. Isso será fundamental para o controle dos seus estoques e para a otimização de sua gestão financeira.

A partir das informações contidas na OS, é possível gerar pedidos de vendas para clientes, requisições de peças para fabricantes e fornecedores, comunicação com outros setores da empresa, entre outras possibilidades. Lembrando que a OS pode mudar de acordo com as necessidades de cada negócio e do trabalho que será realizado.

Rua Dr Sergio Gonçalves Chaddad, 247

Jardim Germania - São Paulo - Fone: (11) 4666-5050